segunda-feira, 8 de julho de 2013

Lição 1 - 3º Trimestre de 2013




 








 
Revista Ensinador Cristão CPAD, n° 55, p.36.

A Carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses é o assunto deste trimestre. Para planejarmos com eficiência a aula de cada lição, precisamos considerar o contexto histórico da Epístola. Mas, antes, é de bom alvitre ler toda a Carta. Assim, o professor se apropriará do panorama geral da Epístola. Em seguida, sua atenção deve se voltar para as seguintes questões: a cidade de Filipos, as circunstâncias sociais da redação da Epístola e o seu propósito.

Filipos foi à primeira cidade europeia a receber o Evangelho (At 16.6-40). Foi na casa de uma negociante de púrpura, Lídia, que se estabeleceu o primeiro núcleo da comunidade cristã fundada por Paulo em Filipos. O apóstolo visitou a cidade muitas vezes, quando das suas viagens para a Macedônia.

Quando o apóstolo Paulo escreveu a Epístola aos Filipenses, ele achava-se preso. Correntes, pés presos aos troncos, solidão e longos períodos de prisão são umas das muitas consequências daquilo que significava ser preso no Novo Testamento. O sofrimento na prisão é um tema muito explorado pelo apóstolo nesta Epístola.

A Carta aos Filipenses retrata a assistência oferecida pela igreja ao apóstolo. Aqui está todo o contexto que impulsiona Paulo a redigir uma carta à comunidade que lhe assiste em tudo. A melhor maneira que o apóstolo encontrou de agradecer aquela igreja foi escrevendo a ela sobre o sentimento de gratidão que transbordara no seu coração pela generosidade da igreja filipense. Além desse motivo, podemos encontrar outros que constituem o propósito da Epístola:

(1) Agradecer a ajuda enviada pela comunidade filipense (2.25);

(2) informar a visita de Timóteo e explicar o motivo do retorno inesperado de Epafrodito (2.19-30);

(3) prevenir a comunidade cristã dos perigo de se cultivar o "espírito" de competição, egoísmo e individualismo de alguns (2.1-4);

(4) alertar a comunidade de Filipos acerca dos pregadores judaizantes que depositavam a salvação nos costumes passageiros e na observação da Lei (3.2- 11), como se esses elementos tivessem algum valor espiritual para conter os impulsos da carne (Cl 2.23).

Em sua Epístola aos Filipenses, o apóstolo Paulo mostra com vigor que a salvação não depende de observar a lei judaica e as suas tradições, mas apenas de Jesus Cristo, o Senhor Jesus é tanto o início como o fim da Lei. Ele é a própria Lei: "Misericórdia quero e não sacrifício" (Mateus 12.7).




mfh - Ministério Fogo da Hora. "Avivamento através da palavra de DEUS e mudança de comportamento."

Ministros

Ministros de DEUS que tive a honra de conhecer, louvo a DEUS pela vossa vida e orarei continuamente para que permaneçam firme até a vinda de CRISTO JESUS.

Pr. Abraão da IBM

Pr. Profeta

Pr. Israel Alves Pereira

Pr. Campo




mfh - Ministério Fogo da Hora. "Avivamento através da palavra de DEUS e mudança de comportamento."

O mfh Apoia


Ministério Tempo de Avivamento
 
Pr. Marco Feliciano Gideões 2013 - GIDEÕES

 

Pr. Marco Feliciano

Nome de batismo Marco Antônio Feliciano e a família, esposa Edileusa de Castro Silva Feliciano e suas três filhas Karen, hoje com 18 anos, Ketlin e Kamilly.
 
O Ministério Tempo de Avivamento também desenvolveu a revista Tempo de Avivamento, lançada em maio de 2005, já em sua oitava edição. De cunho pentecostal, ela pretende ser um veículo de comunicação à altura do povo evangélico, priorizando uma informação abalizada e ética – a voz dos pentecostais brasileiros.
 
Escrevo em apoio ao ministério e ao pastor, pois estou certo que tudo que ele vem sofrendo é por amor ao evangelho de DEUS e nestes últimos dias DEUS colocou no meu coração por uma fé unânime para que aja entre nós e para que o poder de DEUS se manifeste nesta hora.

Receba as orações e o apoio do mfh – Ministério Fogo da Hora.
Pastor Marco Feliciano, esse ministério DEUS colocou em meu coração em um congresso da mocidade de jovens em Salvador (UMADSAL) em abril de 2006. Saiba que seu ministério tem levantado a muitos, te dou uma palavra de DEUS prossiga para cima deles, pois nossa luta não é contra a carne e sangue, mas contras as hostis espirituais do mal.
O mfh está só começando, foi colocado em prática em dezembro de 2012. Para honra e glória do nome de DEUS. ESPÍRITO SANTO obrigado e nome de JESUS CRISTO.

mfh - Ministério Fogo da Hora. "Avivamento através da palavra de DEUS e mudança de comportamento."

Deveras, confesso:

SENHOR, sem ti não dá para viver, JESUS CRISTO.

Tu és como o leme do barco em meio a tempestade, és a bússola que me faz navegar neste oceano de ilusão (que são as coisas desta vida), tu és SENHOR a minha visão para subir as montanhas da vida.
Sem ti nada posso fazer SENHOR JESUS CRISTO.
By: Miéle Luís Ramos da Hora.