Bem meus queridos e amados irmãos, por ouvir e testemunhar certos relatos sobre o assunto "PECADO", resolvi editar algo sobre o assunto, que não dever ser tratado de maneira leviana e cada caso é um caso. A generalização deste termo pode levar muitos a condenação, condenação esta que não se trata do que estiver em pecado, mas sim a condenação dos que se acham "santos" o bastante que podem julgar e até mesmo condenar um ser humano.
O que diz as escrituras sagradas acerca deste assunto? Essa a primeira indagação que devemos ter e pedir ao ESPÍRITO SANTO autor da palavra que no inspire para que possamos entende-la.
Vamos ao antigo testamento.
Para entender que a bíblia é constituída em duas partes antigo e novo testamento. E um bom estudo da palavra de DEUS tem que ser feito com as duas partes da bíblia sagrada, buscando o entendimento da infalível palavra de DEUS.
No livro de
Gênesis 4. 7 - "Se fizeres, não haverá aceitação para ti? E se, não fizeres o bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás". * Trata-se aqui da ação do pecado sobre Adão. Uma livre tradução desta parte desse versículo seria: "O pecado esta a tocaia junto à porta; seu desejo é possuir-te, mas tu deves dominá-lo". DEUS relata o pecado com uma força tentadora que , de modo semelhante a uma fera ou demônio, esta pronto para atacar e devorar. Por outro lado, DEUS também concede ao seres humanos a capacidade de vencer e de resistir ao pecado, quando nos submetemos à palavra, capacitados por sua graça. É do ser humano a opção de ceder ao pecado ou a de vencê-lo.
No livro de
Romanos 6. 1-4 - "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado para que, a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em JESUS CRISTO fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ELE pelo batismo na morte; para que, como CRISTO ressuscitou dos mortos pela glória do PAI, assim andemos nós também em novidade de VIDA". * A conclusão de que a essência do pecado já no egoísmo, isto é, apegamento do ser humano às coisas ou aos prazeres, para si mesmo, sem fazer caso do bem-estar dos outros e dos mandamentos de DEUS. Isso leva à crueldade aos outros e à rebelião contra a DEUS e sua LEI. Em última analise, o pecado é recusa da sujeição a DEUS e à sua palavra. É inimizade contra DEUS, e desobediência.
O pecado é também a corrupção moral nos seres humanos, opondo-se a todos as vontades humanas sadias. ele nós leva tanto a deleitar-nos em cometer iniquidades, com também a sentir prazer nas más ações dos outros. É, por outro, lado um poder que escraviza e corrompe, à medida que nos entregamos a ele. O pecado está arraigado nos desejos humanos. o pecado foi introduzido por Adão na raça humana e afeta a
todos, resulta em julgamento divino, leva à morte física e espiritual, e o seu poder somente poder ser dominado pela fé em CRISTO JESUS e por sua obra redentora pela humanidade.
Com isso devemos ajudar uns aos outros a vencer essa batalha contra o pecado, pois somos todos pecadores penitentes, e esperamos a graça de DEUS para continuar na presença de DEUS.
Refletir antes de falar é melhor que pecar ou fazer alguém pecar, por palavras que ferem. Muitos dos coxos, cegos, ladrões e leprosos eram banidos das cidades e iam para lugares de lamentos e de dores, mas mesmo assim o SENHOR JESUS CRISTO ia ter com eles, comia e bebia. E CRISTO fez a obra de DEUS PAI e foi criticado e muitos dizem hoje que faz a obra de DEUS, mas nada fazem ao não ser desprezar em vez de ajudar.
Editado por Miéle Luís Ramos da Hora
"JESUS CRISTO, eu te amo!"